Conteúdo, Novidades

Como fotografar o bebê

Veja as dicas da fotógrafa Tina Maldonado para tirar retratos que têm aquele algo a mais, como os enviados pelos nossos leitores.

Bebê fotografado pela família

 

Aprenda a fotografar seu filho

A proposta desta galeria é mostrar como, com alguns truques dos profissionais, dá para registrar com uma máquina digital belas fotografias do seu filho. Você vai ver como luz, composição, cenário, assim como paciência e disposição de mexer nas regulagens da câmera, fazem toda a diferença na hora de fotografar. Já que o modelo mais lindo do mundo está mesmo contratado, agora só falta você testar algumas técnicas para ter a foto perfeita.

Bebê em fotografia tirada pela família

2 / 17

 

Experimente, teste, bata dezenas de fotos

Não tenha medo de experimentar (sem, claro, expor seu filho a nenhum risco). Se o cenário está bonito e seu filho está irresistível de tão lindo, faça várias fotos, fuçando na câmera e mudando as regulagens. E mude você também de lugar. Nunca tire uma foto só. Faça cinco, dez, vinte… Quanto mais você clicar, maior é a chance de ter uma foto maravilhosa. E não deixe de apagar as versões que não ficaram boas.

Bebê fotografado de cima para baixo

3 / 17

 

Escolha um fundo “limpo”

Quanto menos coisa atrás da criança, melhor. Assim o foco fica todo para ela. Aqui a moldura da foto é simplesmente o piso. Se houvesse um monte de brinquedos em volta, o efeito não ia ser o mesmo.

Menina fotografada ao lado de jabuticabeira

4 / 17

 

Prefira sempre a luz natural

Dentro de casa, leve a criança para perto de uma janela, porta, varanda. Se tiver um jardim externo, um toque de natureza fica melhor ainda. Caso a luz pegue de lado, o efeito fica muito bom.

Pai segurando o bebê

5 / 17

 

Outro exemplo de foto com luz natural em ambiente externo

Com bastante luz, em ambientes externos, fica mais fácil fazer fotos em movimento: quanto mais claridade, menos borrada fica a imagem na hora da brincadeira.

Menino fotografado à luz do sol

6 / 17

 

Use o sol como enfeite

Repare como a luz do sol forma um contorno cheio de brilho em volta da criança. Aproveite a chance e clique várias vezes até conseguir a foto ideal.

Bebê na praia com pôr do sol ao fundo

7 / 17

 

Se estiver contra a luz, use flash

Aqui você vê um exemplo de foto contra a luz com flash.

Procure um botão com o símbolo de uma pessoa e uma estrela no fundo. Esse botão aciona o flash para o caso em que há muita luz no fundo.

Outro botão de flash é o representado por uma setinha em forma de raio. Use o flash também quando estiver fotografando debaixo do sol do meio-dia, para eliminar as sombras no rosto.

Criança fotografada de pertinho

8 / 17

 

Quando o fundo é ruim, chegue mais perto da criança

Seu filho está muito fofo, mas o cenário do fundo não está ajudando em nada? Aproxime-se o máximo que puder dele e corte o fundo fora. Prefira chegar perto do bebê de verdade, em vez de abusar do zoom. Certifique-se de que a imagem está nítida. Se começar a ficar embaçada, é porque você está no limite da aproximação.

Bebê fotografado em

9 / 17

 

Outra imagem bem de pertinho, sem fundo

A foto fica muito bonita quando a criança preenche o quadro todo. Repare que o charme da imagem é o fato de ela não estar olhando para a lente.

Bebê saindo do banho

10 / 17

 

Tire fotos em ocasiões não especiais

Não deixe para tirar fotos só em ocasiões especiais, quando a criança está com roupa de festa (e é maior a chance de você estar com pressa) ou no meio de um passeio. Pegue um momento tranquilo do dia a dia, em casa mesmo.

A criança pode até estar distraída com outra coisa, como um vídeo ou um brinquedo. Você pode aproveitar e testar efeitos clássicos como a foto em preto e branco ou sépia, que dão um tom romântico à imagem.

Foto de bebê em meio a bonecas

11 / 17

 

Brinquedos bem posicionados

Não basta espalhar um monte de brinquedos no chão ou no berço para incluir alguns dos melhores “amigos” do seu filho na foto. Vale a pena fazer várias tentativas e combinações de ângulos com os brinquedos para chegar a um resultado visualmente bonito como esse da “boneca” entre as bonecas.

Mas cuidado para não se empolgar: o conforto e a segurança do seu filho vêm sempre em primeiro lugar.

Bebê deitada em cima de colcha

12 / 17

 

Coloque o bebê sobre um tecido

Este é um truque para fotografar bebês, que estão sempre deitados. Procure uma colcha ou um tecido bonitinhos, estenda na cama e pronto. Pode ter estampa, mas cuidado para o desenho não “brigar” com a criança ou com a roupa dela. Um pouquinho de produção faz milagres pela foto. Aqui, o tecido rosa acrescenta um toque de feminilidade.

Bebê menina com chapéu

13 / 17

 

Visual caprichado

Se o bebê estiver bem-humorado, não custa nada escolher uma roupa mais engraçadinha para produzir fotos com cara de modelo de revista. Mas interrompa a brincadeira quando perceber que o bebê está se cansando.

Gêmeos fotografados enquanto dormem

14 / 17

 

Hora do soninho

Não há nada mais gostoso que ver um (ou dois!) bebê dormindo, portanto aproveite que ele vai ficar bem quietinho e clique à vontade. A hora do sono é mesmo ótima para seu treinamento de fotógrafo. Aproveite para testar as regulagens da máquina, a luminosidade, o jeito de cortar a foto…Sonecas diurnas são ideais porque há mais luminosidade.

Bebê fotografada pela família

15 / 17

 

Pode cortar um pedaço da criança!

Corte seu filho sem medo! Não tem problema tirar um pedaço da cabeça, como na foto acima, ou até a cabeça inteira. Descentralizando a criança e mostrando só uma parte do corpo você cria um quadro inusitado e interessante.

Bebê fazendo biquinho

16 / 17

 

Beleza pura

Muitas vezes, o lindo rosto de uma criança é tudo o que você precisa para ter uma fotografia perfeita, sem nenhum outro detalhe para distrair o olhar. E, se por sorte, ainda aparecer um biquinho como esse, você terá então uma foto especial para guardar para sempre.

Bebê deitada de bruços

17 / 17

 

Exercício para fotos perfeitas

Um exercício para quando você tiver um tempinho: pegue um objeto (pode ser seu filho dormindo, ou então qualquer outra coisa que fique parada) e vá tirando uma foto com cada tipo de regulagem da câmera. Experimente todos os desenhinhos para ver o que acontece com o resultado final. O teste vai funcionar melhor que ler qualquer tipo de manual ou tutorial — mas, se você tiver paciência (e tempo), esse tipo de informação ajuda também!

 

Fonte:
http://brasil.babycenter.com/l5000040/como-fotografar-o-beb%C3%AA-fotos#ixzz4RyPQ7VHU

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *