Cuidados

Como Lavar as Roupinhas de Bebê

como lavar roupinhas de bebeAté chegar na hora “H” provavelmente você nunca vai se preocupar em como lavar as roupinhas de bebê por parecer tão simples e óbvio. Como a Dani achava que era só tirar a etiqueta, por na máquina de lavar, secar e guardar.

Mas não é bem assim! A pele do bebê é muito sensível, por isto são necessárias algumas medidas para evitar a irritação na pele e até mesmo alergias.

Quando devo começar a lavar as roupinhas de bebê?

A melhor época para começar a lavar as roupinhas, e todos outros itens que terá contato com a pele do bebê é por volta do 7º mês de gravidez. Comece pelas roupas do recém nascido, assim você aproveita e já organiza a mala da maternidade.

66b2c8_c2813729d7c3443ebddb0945ccfcb8a2-mv2

o que lavar?

Tudo o que tiver contato com a pele do bebê deverá ser lavado. Isto porque os tecidos podem ter poeira, fungos ou ácaros que não são visíveis aos nossos olhos. Mesmo as peças não estando sujas, elas não estão tão limpas assim. Assim você evita afetar a saúde do bebê.

Como lavar as primeiras roupinhas do bebê?

Aqui entram várias premissas:

As roupinhas do bebê, bem como roupa de cama e banho, devem ser lavadas separadamente das roupas do restante da família, pois isso evita a contaminação por bactérias muitas vezes presentes nas peças dos adultos. Não existe uma regra referente ao tempo em que isso deve ser feito. É uma questão bem pessoal de hábito e preferências mesmo e sei de pessoas que lavam tudo junto.

É indicado também ter baldes e/ou bacias só para as roupinhas do bebê, assim você evita o contato com produtos químicos ou de limpeza, que normalmente deixam resíduos nesses recipientes. Comprar baldes de cores diferentes facilita essa identificação. E caso você se pergunte para que usará baldes ou bacias já que pretende lavar as roupinhas na máquina, é para deixá-las de molho, quando necessário.

É importante também ler as instruções nas etiquetas de cada peça. Muitas tem algumas restrições de temperatura da água, lavagem manual, secagem a sombra, etc, especialmente as peças mais finas e delicadas ou com detalhes como estampas e bordados.

Separe roupas brancas e claras das coloridas antes de lavar. Normalmente roupas de bebê de boa qualidade não soltam cor, mas dessa forma você evita qualquer contratempo com manchas.

O que preciso  ter em casa antes de iniciar o processo:

·      Uma bacia média (para lavar)
·      Sabão de coco ou neutro, líquido ou em barra (para lavar)
·      Dois baldes (para enxaguar)
·      Quatro toalhas de banho (para secar)
·      Um cesto de roupas  (para colocar as roupas secas antes de passá-las)

blog 050
Como lavar:

Alguns especialistas dizem que está liberado o uso de máquina de lavar e secar, mas eu segui o conselho da grande maioria, lavei tudo à mão e sequei no bom e velho varal (mãe de primeira viagem não quer arriscar nunca e sempre pode ficar algum resquício de produto químico de outras lavagens dentro da máquina). Aí, depois que o bebê tiver alguns meses, dá para partir para as máquinas sem problemas nenhum, afinal, ninguém merece voltar ao tempo das nossas avós e abrir mão para sempre da praticidade desses maravilhosos eletrodomésticos.
 

Passo a passo:

1.    Deixar as roupinhas de molho por 10 a 15 minutos em uma bacia com o sabão líquido diluído conforme instrução na embalagem (ou com o sabão de coco/neutro em barra aplicado às roupas);
 
2.    Esfregar delicadamente só para soltar o pó que pode ter se fixado às fibras (afinal, nada está realmente sujo);
 
3.    Utilizar balde e água corrente (em abundância) para enxaguar. Não pode ficar nenhum resquício de produto nas peças, pois esse é um dos principais causadores de alergias;
 
4.    Secar as roupas em varal, de preferência em local com bastante ventilação;
 
5.    Assim que estiverem secas, tirar as roupas do varal e guardá-las no cesto de roupas do bebê para não misturar com outras peças lavadas (que estão com produtos químicos mais fortes) até que elas sejam passadas;
 
6.    Passar em temperatura média/alta, de preferência do lado avesso.
 
7.    Logo depois de passadas, guardar as roupinhas em sacos plásticos, para evitar que voltem a pegar pó até a chegada do baby (em breve publicarei novo post com dicas de como guardar/organizar as roupinhas recém lavadas).
 

dicas:

roupinhas de bebê

Não utilize amaciantes, alvejantes, sabão em pó comum ou removedor de manchas.
 
Como as peças serão lavadas à mão, e por serem delicadas não dará para torcê-las com força, para tirar o excesso de água basta enrolá-las em toalhas de banho e aí sim torcer a toalha. É bom deixar umas quatro toalhas de banho destinadas a esse fim enquanto durar o processo de lavagem. Nesse período, lave e seque as toalhas em máquina, mas não use sabão nem amaciante (afinal, elas estão limpas, apenas úmidas);
 
Se a roupinha lavada ficou com um cheiro muito forte de sabão, talvez seja necessário lavá-la de novo, pois pode ter ficado excesso de produto na peça.

Secagem: varal x secadora

Já em relação à secagem dessas primeiras peças do bebê, eu prefiri o bom e velho varal por um motivo simples: as roupinhas ficaram mais macias e cheirosas quando secas ao sol do que na máquina. Pelo menos essa foi a minha experiência com a lava & seca que temos aqui em casa. As peças que lavei e sequei na máquina ficaram mais amassadas, um pouco menos macias e menos cheirosas, por isso deixarei a secadora para os dias sem sol ou os dias de frio.

Passando as roupinhas

Caso você opte por secar as roupinhas na máquina, talvez nem seja preciso passar a ferro as peças. Muitas saem prontas para ir para o armário, outras precisam ser passadas. Depende muito do tipo de roupa, tecido, etc. Nessa hora você pode aproveitar também para cortar etiquetas que possam incomodar o bebê, tomando cuidado para não cortar as costuras.

passar-roupa-myfave

Depois de lavadas e passadas, as roupinhas podem ir direto para o armário ou para a cômoda do bebê. Algumas pessoas preferem colocar em sacos plásticos para proteger do pó. Eu fiz assim da primeira vez, com as roupinhas da Mel e foi ótimo. Dessa vez, como estou lavando tudo em cima da hora, não achei que seria necessário.

Falta algum item do seu enxoval? Veja nosso site cheio de roupinhas!

—–

Fontes:
http://www.vidamaterna.com/como-e-quando-lavar-as-primeiras-roupinhas-do-bebe/
http://www.macetesdemae.com/2012/04/como-lavar-as-roupinhas-de-bebe-que.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *