Chá de bebê

Como planejar um chá de bebê em 7 passos

A primeira coisa que você deve se perguntar é: “Eu quero dar um chá de bebê?” Acredito que a resposta seja SIM! Afinal, não tem forma melhor de comemorar a chegada do bebê com os amigos e familiares, e ao mesmo tempo receber a ajuda deles com alguns presentes, mantendo o orçamento do enxoval do bebê enxuto. Mas e agora, como planejar um chá de bebê?

como planejar um chá de bebê

A organização do chá de bebê é simples, você só precisa de atenção em alguns detalhes que vamos falar aqui neste post.

como planejar um chá de bebê?

Antes de tudo, geralmente quem organiza o chá de bebê é qualquer pessoa que não seja os pais, apesar de isto não ser regra. Muitas vezes quem cuida disto são as amigas, madrinha, ou algum parente que seja próximo de você.

Caso ninguém se manifestou ainda para dar a festa, você pode conversar com sua irmã, amiga sobre isto. Tenho certeza de que elas ficarão super feliz em aceitar!

O ideal é fazer o chá de bebê no sétimo mês de gestação, quando a grávida não sofre tanto com inchaços e enjoos e pode festejar mais à vontade. Mas fique atenta para não deixar muito para o fim da gravidez, assim não corre o risco de o bebê nascer antes do planejado!

Aproveite e BAIXE NOSSO PLANEJADOR DE CHÁ DE BEBÊ! Ele vai te ajudar com a lista de convidados, orçamento, entre outros.

Veja o passo a passo de como planejar um chá de bebê:

1. quem convidar?

Depende. Você pode escolher dar um chá de bebê que reúna todo mundo, os amigos, parentes, gente do trabalho, homens, mulheres e crianças. Como também pode fazer mais de um chá de bebê para cada círculo diferente, um só para as amigas mais próximas, outro para família, etc. Depende muito de como você prefere comemorar.

2. Existe vários tipos de chá de bebê:

  • chá da tarde, mais íntimo. Tem um ar mais romântico com amigos intímos e família.
  • chá bar, reúne todo mundo, como se fosse chá de cozinha misto; uma festa!
  • chá de fraldas, é bom caso você já tenha montado todo seu enxoval ou caso tenha outros filhos, aí todos presentes serão fraldas! Muito? Aposto que vai ter de comprar mais depois…
  • chá do varal do bebê, este é um pouco diferente, cada convidado leva uma roupinha de presente. Geralmente eles chegam bem antes da futura mamãe, e vão pendurando as roupas no varalzinho. Aí quando ela chega, SURPRESA! Todos presentes pendurados, imagina só quanta fofura!

chá de bebê paris

3. escolha o local e horário

Antes de sair entregando os convites, converse com seus amigos e família se eles não tem compromisso já agendado para o dia que você quer marcar o chá. Sei que é muita gente, e provavelmente um vai poder e outro não. Mas sempre tente marcar um dia e horário bom para todos poderem estar presentes.

O mais recomendado é agendar para o fim de semana durante o dia, assim a grávida tem como descansar depois da festa.

A festa pode acontecer em vários locais, dependendo do tipo de chá que você vai fazer e da quantidade de pessoas. Pode ser na sua casa, no salão do seu prédio, em um restaurante. Só fique atenta para que o local onde escolher, acomode todo mundo.

4. monte a lista de presentes

Veja o que o bebê já tem, e o que falta coloque na lista. A anfitriã pode escolher de deixar cada convidado livre para comprar o que gostaria de dar, ou deixar a lista nas lojas de bebê e avisar aos convidados. Tem gente que manda o presente escrito dentro do convite, assim você sabe exatamente quem vai dar o quê.

Ao montar a lista, lembre sempre de colocar produtos mais simples e baratos como macacão, chupeta, mamadeira, etc. Assim o convidado tem como escolher conforme o orçamento dele.

Você também pode optar pelo chá de fraldas, assim todos presentes serão fraldas, e você terá um estoque para as primeiras fases do bebê.

5. Cardápio

Aposte em petiscos, como salgadinhos, mini sanduíches, docinhos. Assim cada um se serve e não precisa de muitos utensílios e é bem mais prático. Prefira comidinhas e quitutes mais saudáveis, sem muita fritura. As bebidas são as de sempre, água, refrigerantes, sucos, e claro, o chá! Caso for, pode pedir aos convidados que cada um leve uma bebida ou um pratinho de petisco, assim não fica tão caro para uma pessoa só pagar.

petiscos chá de bebê

6. convite

Existem várias maneiras de enviar o convite. Tem os de papel, que vende em lojas de bebê ou até mesmo em papelaria. Pode ser feito pelo telefone ou mesmo email!

Lembre de colocar as informações importantes como o local da festa, dia e hora. Tem pessoas que colocam o telefone para os convidados confirmarem presença, e o tema do chá, caso possa ir o marido, filhos…

convite chá de bebê

Assim como também tem gente que coloca o presente no convite. A gente não recomenda pois pode acontecer de a mamãe acabar não ganhando outro presente que ela desconsiderou, ou não conhecia e que poderia ser muito útil para o bebê. E claro, ninguém se sentirá obrigado a dar tal item.

Também pode ser enviado junto o endereço da loja aonde se encontra a lista do bebê. Caso queira deixar o convidado a vontade, pode passar o endereço da loja depois, caso ele pergunte para você.

Não se esqueça de enviar o convite com antecedência. Mais ou menos 2 semanas antes do evento, assim a pessoa tem tempo de se programar e sair para comprar o presente.

7. Brincadeiras durante o chá de bebê

Chá de bebê que é chá de bebê tem que ter brincadeiras!

brincadeiras cha de bebe

 

  • Selecione um tema para amarrar todo o evento, como chá de fraldas, chá de roupinhas, chá só para distrair a futura mamãe, chá para homens e mulheres, chá para montar a biblioteca do bebê. Não é essencial ter um tema, mas isso certamente ajudará você a organizar a festa, além de ser divertido para os convidados.
  • As brincadeiras não precisa ser nada para “humilhar” a futura mamãe na sua falta de conhecimento sobre crianças. Pelo contrário, pode ser uma rodada de mães experientes competindo para ver quem tem a pior história de cocô de bebê para contar ou o recorde de madrugada mais longa em claro, ou ainda o relato mais tocante de parto. Ou então o jogo básico de tentar adivinhar o que é cada presente, mesmo sem “prendas”.
  • Há também as brincadeiras mais tradicionais, como pedir para a futura mamãe trocar a fralda de uma boneca (fabrique um cocô na fralda com papinha de supermercado). Ou fazer uma competição de troca de fralda entre os homens. Outra ideia é preparar batom e tintas especiais para o rosto (atóxicas) e pedir aos convidados que pintem o barrigão da grávida. E, claro, tirar muitas fotos depois!
  • Você pode dar uma lembrancinha no final do evento para todo mundo que compareceu ou então ter alguns “prêmios” para distribuir durante as brincadeiras e “competições” entre mamães. Não precisa ser coisa de bebê. Dependendo do seu orçamento, vale alguma coisa doce, um produto para a pele, um livro, um kit de batom e esmalte, um vasinho de planta.
  • Um dos pontos altos de muitos chás de bebê é a hora de abrir os presentes. Mas, se você não quer abrir os pacotes em público para não deixar ninguém sem graça na comparação, sem problemas. Faça um agradecimento geral para todos e deixe para mandar um email ou cartãozinho depois para agradecer aos convidados individualmente pelos presentes.

favorsbabyshower

APROVEITE e divirta-se!

Lembre que este momento é uma confraternização de pessoas queridas que estão aí te apoiando nesta fase final da gravidez. Aproveite cada segundo da festa, dê muitas risadas e tire muitas fotos, afinal este momento é especial!

Depois nos conte como foi!

 

Referências:
http://brasil.babycenter.com/a5900028/como-planejar-o-ch%C3%A1-de-beb%C3%AA
http://brasil.babycenter.com/a5900031/8-ideias-incr%C3%ADveis-para-ch%C3%A1-de-beb%C3%AA
http://mdemulher.abril.com.br/familia/bebe/cha-de-bebe-tudo-o-que-voce-precisa-saber-para-organizar-essa-festa

 

 

1 thought on “Como planejar um chá de bebê em 7 passos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *