Cuidados

Tudo o que você precisa saber: cuidados com o bebê no Inverno

O Inverno chegou! E com ele a gente fica mais atenta sobre os cuidados extras que vem junto com a nova estação. Sem falar que este ano ele chegou com tudo! Então, confira dicas de cuidados com o bebê no Inverno!cuidados bebe no inverno
Devemos dobrar os cuidados com o bebê no Inverno, principalmente porque nesta época surgem os principais problemas com doenças respiratórias como gripe e resfriado por causa do clima mais seco, e também com a pele do bebê como pele seca e lábios ressecados.
A empresária Ana Luiza diz que sua filha, Bia de 1 ano, entrou na escolinha e desde então não passa 1 mês sem que ela pegue alguma gripe ou resfriado. “Da última vez que ela ficou gripada com bastante tosse e coriza, chegou a fazer vários tratamentos um atrás do outro com vários remédios diferentes indicados pelo pediatra. Como não estava tendo melhoras, resolvi parar a medicação e deixar que o corpinho sarasse sozinho.

Depois de 3 meses ela voltou a gripar e desta vez o médico passou um tratamento ótimo que logo nos primeiros dias ela já melhorou!”

cuidados com o bebê no inverno

O bebê, principalmente nos 6 primeiros meses sofre muito com a alteração no clima pela pele ser mais sensível. Por isto fique atenta com banhos, roupas, passeios e a saúde do bebê.

Temperatura do bebê

A temperatura do bebê deve estar sempre entre 36,5º e 37,2 ºC. Caso ele esteja irritado, transpirando pode estar com calor. Retire uma camada da roupa para mantê-lo um pouco mais fresquinho e manter a temperatura ideal.

Banho

Antes de começar o banho, deixe o chuveiro ligado para vaporizar o ambiente e manter a temperatura do ambiente mais amena, assim evita o choque térmico do bebê com a água. Enquanto isso, pegue e deixe ao alcance todos itens necessários para o banho, como toalha, sabonete, roupinha. Assim o bebê não fica esperando sem roupa no frio.

cuidados com o bebê no inverno

O melhor horário para o banho é das 15 as 16 horas, ou logo no fim da manhã e início da tarde, com a água em torno de 37 ºC. O banho tem de ser rápido, e caso seu bebê não se suje muito 1 vez por dia.

Durante o banho usar apenas águe e sabonete infantil, pois quanto menos produto entrar em contato com a pele do bebê melhor, assim evita alergias. Após o banho, enrolar o bebê na toalha e secar bem. Vista o bebê ainda no local do banho que ainda está quente com o vapor.

Evite dar banho logo após de ter sido alimentado para que ele não fique enjoado ou com mal estar. Após a amamentação recomenda-se esperar no mínimo 2 horas para dar banho no bebê.

Roupas

O ideal no frio é vestir o bebê em bebe inverno camadascamadas. Recomenda-se que utilize somente roupinhas em algodão, pois outras fibras podem irritar a pele do bebê. Caso  queira usar roupas e agasalhos de lã, use sempre uma peça de algodão em contato com a pele do bebê, assim a pele fica protegida. Geralmente a lã pode dar alergias, assim como o nylon, por ser uma fibra sintética que não deixa a pele respirar.

Outro ponto que temos que prestar atenção é que os bebês perdem muito calor nas suas extremidades, como cabeça, mão e pé. Sempre mantenha estas partes cobertas usando gorros, luvas e meias quentinhas.

lábios

Os bebês babam muito, o que é normal, então mantenha sempre uma toalhinha por perto e evite que a roupinha do bebê fique molhada no pescoço. Caso esteja molhada, troque por uma seca para não deixar o bebê frio.

Com tanto limpar a boquinha do bebê, junto com a temperatura baixa e seca e com os ventos, os lábios podem rachar. A melhor solução é passar protetor labial.

Passeios e Saídas

Evite lugar aglomerado até pelo menos 2 primeiros meses quando o bebê toma a vacina Pentavalente. Os passeios antes das 10 da manhã e depois das 17 horas não são bons, pois geralmente nestas horas a temperatura é mais baixa e há mais ventos. Jamais saia após o banho.

Hora de dormir

bebe inverno coberta

Na hora de dormir, vista o bebê em camadas também. Assim é fácil regular a temperatura do bebê de forma simples e rápida, tirando ou colocando mais camadas de roupas. O ideal é usar roupas quentinhas que não pese muito, pois elas dificultam os movimentos do bebê. Caso use cobertas, não cubra os braços do bebê pois eles se mexem muito a noite, e pode acabar sufocando. Existem sacos de dormir para bebês, que são fechados por zipper e na parte de cima veste o bebê como regata. Assim evita que ele acidentalmente cubra a cabeça.

Hipotermia

A hipotermia é muito sério pois pode levar o bebê a morte. Siga estas dicas de banho, roupinhas, sempre prestar atenção na temperatura das extremidades do bebê, pois cerca de 25% do calor do bebê se perde pela cabeça. Caso note as extremidades geladas, verifique a temperatura do corpo com termômetro, deve estar acima de 36 ºC.

Caso esteja abaixo disso, enrole o bebê num cobertor e leve-o para o hospital.

O principal você já tem

Seu bebê precisa (independente do clima) é de muito amor, carinho e atenção. Ele é um pedacinho de você, então caso esteja insegura ou não saiba como agir em determinados momentos, pergunte a pessoas de confiança ou consulte seu pediatra!

O seu amor é uma das formas mais quentinhas de cuidar do seu bebê!

 

Referências:
http://guiadobebe.uol.com.br/cuidado-com-as-doencas-do-inverno/
http://revistacrescer.globo.com/Bebes/Cuidados-com-o-recem-nascido/noticia/2013/07/cuidados-com-o-bebe-no-inverno.html
http://mdemulher.abril.com.br/saude/bebe/cuidados-com-o-bebe-no-inverno
http://doutissima.com.br/2014/08/13/atencao-ao-frio-cuidados-essenciais-com-o-seu-bebe-inverno-14653920/

3 thoughts on “Tudo o que você precisa saber: cuidados com o bebê no Inverno

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *