Cuidados

8 Dicas importantes para ajudar seu filho a ter uma ótima noite de sono.


Já comentamos aqui como a mudança de horário pode afetar de certa maneira o sono do seu filho. Mas os pais sabem que independente de horário de verão ou não, a criança pode ter problemas na hora de dormir.

 Quando o seu filho é pequenino, diversos fatores poderão fazer com que ele perca uma noite de sono. Seja por conta do medo de ficar no escuro ou por estar dormindo sozinho. Muitas crianças terão uma certa dificuldade nesse período da noite.

E para ajudar os pais nessa super missão noturna, vamos te mostrar hoje, 8 dicas essenciais que vão ajudar o seu filho a ter uma boa noite de descanso.

Então, deixa as velhas canções de ninar de lado, e confira agora sugestões que realmente farão seu filho dormir como um anjinho.

1. Rotina de dormir

É importante colocar a criança para dormir no horário certo. É importante fazer uma rotina para o seu filho se acostume com a hora que ele deve ir deitar. Há momentos pra tudo na vida, inclusive a hora de descanso do pequenino.

2. Calmaria na hora de dormir

Não adianta levar o seu filho pra dormir na hora certa, se todas as outras pessoas da casa não fizerem silêncio. Por mais que as crianças (ou até alguns adultos) consigam dormir com a TV ligada, alguns barulhos ás vezes podem atrapalhá-las ao pegar no sono.

Então mesmo que você vá dormir depois dele, tente não fazer muito barulho em locais próximos ao quarto da criança.

sono-criancas-i

3. Horário para ir para cama

Como falamos, é preciso ter um horário certo para a criança dormir.  Mesmo nos fins de semana, marque a hora que você deve começar a levar o seu filho pra cama. Isso vai ajudar o relógio biológico dele, e evitar que ele desperte em alguns momentos durante a noite.

4. O quarto dele deve ser um lugar confortável

Além de você manter o silêncio nos demais cômodos da casa, é muito importante deixar a calmaria no próprio quarto da criança. Verifique se o seu filho está realmente se sentindo bem em dormir ali e converse com ele os motivos que o incomodam com aquele local.

Extra! Vista seu filho com roupinhas confortáveis

Como nós vamos dormir sempre com nosso pijama super confortável e favorito ou aquela camiseta velhinha que já anda sozinha para termos o máximo de conforto, seu bebê também precisa se sentir bem confortável na hora de dormir. Roupinhas sem muito fru frus, simples, de algodão de acordo com a temperatura e o clima.

Na nossa loja tem um montão de modelos confortáveis e fofos! Tudo 100% algodão.

5. Ensine seu filho a se acalmar na hora de dormir por conta própria

Todos os pais devem estar acostumados a fazer carinho até que a criança pegue no sono. Mas é bom lembrar que caso o seu filho desperte durante a noite, ele começará a chorar e sentirá a falta daquele aconchego. Faça com que ele durma sem que você precise acalmá-lo todas as noites.

sono-criancas-ii

6. Dê opções caso o seu filho não consiga dormir sozinho

Muitas crianças têm problemas em dormir sozinhas. Nessas situações muitos pais acabam deixando o filho dormir junto com eles, ou quando não colocam o pai para dormir no quarto do pequenino.

O mais correto seria dar a ele um objeto como urso ou boneca de pelúcia para o seu filho ir se acostumando a dormir sem você.

7. Veja se o seu filho está dormindo a quantidade necessária durante a noite

Mesmo que você coloque o seu filho na hora exata, ás vezes você precisa saber se a noite dele foi realmente boa. Verifique quais os possíveis problemas que estão atrapalhando a sua criança a ter um sono de qualidade.

8. Nada de café ou refrigerante próximo a hora de deitar

Tomar refrigerantes e cafeína próximos a hora de dormir, nem pensar. Esse tipo de substância pode atrapalhar em muitos momentos o sono do seu filho. Então na hora do jantar, ofereça opções como suco natural ou algum chá para que a sua criança tenha uma noite tranquila de sono.

O que achou das sugestões? Com as dicas dadas, compete aos pais seguir os conselhos e proporcionar uma bela noite de sono, não só para o seu filho, mas também para você.

Por Erica Biondo / Repipiu

Fonte: http://blog.repipiu.com.br/8-dicas-importantes-para-ajudar-o-seu-filho-a-ter-uma-otima-noite-de-sono/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *